Casas Populares Minha Casa Minha Vida

Quem tem o orçamento apertado sabe muito bem da importância de ter um teto para chamar de seu e quem precisa pagar aluguel tem a exata noção do quanto é triste pagar pelo uso de algo que não lhe pertence e que no fundo se trata de dinheiro desperdiçado.

Porém, o sonho da casa própria sempre esteve distante para a maior parte das pessoas, que não tinha oportunidades de financiamento devido ao alto valor das parcelas. No entanto, a sorte mudou para melhor graças ao programa Minha Casa Minha Vida.

O que é o Minha Casa Minha Vida?

Minha-Casa-Minha-Vida---logo

Casas Populares Minha Casa Minha Vida (Foto: Divulgação)

Criado pelo Governo Federal e gerenciado pela Caixa Econômica Federal, que, atuando em parceria com estados, municípios, empresas e entidades sem fins lucrativos vem sendo responsável por oferecer a segurança da casa própria de grande parte dos brasileiros ao atender famílias com renda bruta familiar de até R$ 5.000.

Como ter uma casa popular pelo Minha Casa Minha Vida

Minha-Casa-Minha-Vida-casas-populares

Casas Populares Minha Casa Minha Vida (Foto: Divulgação)

O programa oferece dois tipos de financiamentos distintos: um que oferece moradias populares e outro que financia a compra do imóvel, sua construção ou pelo imóvel na planta. Confira os requisitos que os interessados devem preencher se estiver interessado em uma casa popular:

  • Possuir renda familiar bruta de no máximo R$ 1.600

  • Ser brasileiro nato ou possuir visto brasileiro permanente.

  • Não possuir outro imóvel em seu nome.

Nessa modalidade, o imóvel pode ser parcelado em até 120 prestações, dependendo da renda declarada no momento da inscrição. As parcelas tem o valor equivalente a 5% da renda familiar bruta e devem ser pagas em dia sob ameaça de retomada do imóvel pela Caixa caso haja inadimplência. Outro item importante é que o contrato do imóvel é feito preferencialmente no nome da mulher.

Inscrições Casas Populares Minha Casa Minha Vida:

MCMV

Casas Populares Minha Casa Minha Vida (Foto: Divulgação)

As inscrições para concorrer a uma das casas populares do Minha Casa Minha Vida depende de cada estado ou município. As inscrições são realizadas juntos as secretarias de habitação municipais ou estaduais, seguindo um calendário próprio. Quem estiver interessado deve entrar em contato com os órgãos públicos, solicitando informações datas de inscrições e documentos necessários.

Uma vez feito o cadastro, ele passa pela análise da Caixa Econômica. Se o candidato for aprovado, ele é comunicado e deve aguardar pela realização dos sorteios dos imóveis, cuja data é comunicada ao interessado através de correspondência ou telefone. As informações também são divulgadas com antecedência pelas respectivas assessorias e também pela grande mídia, portanto fique de olho!