Datas dos Sorteios Minha Casa Minha Vida 2018

Muitas pessoas sonham em sair do aluguel e conquistar a casa própria, mas este sonho muitas vezes parece impossível. Os altos valores de um imóvel, e as dificuldades para conseguir um financiamento imobiliário estão entre as maiores dificuldades enfrentadas por quem possui baixa renda.

Por este motivo, o Governo Federal, através do programa Minha Casa Minha Vida 2018, tem atuado na melhoria social do país. Pessoas que de outra forma não conseguiriam adquirir seu imóvel próprio, e passar a viver em uma casa digna, saindo de condições de extrema pobreza, hoje conseguem realizar o sonho da casa própria.

Datas dos Sorteios Minha Casa Minha Vida 2018

Datas dos Sorteios Minha Casa Minha Vida 2018. (Imagem: Divulgação)

Minha Casa Minha Vida – Como Funciona

Atuando através de um sistema de faixas de renda, o Governo Federal estabeleceu uma fórmula efetiva para auxiliar aqueles que precisam. São, até o momento, duas faixas de renda já implementadas, e uma terceira que deve entrar em vigor até o final de 2018.

Para aqueles que possuem uma renda familiar bruta de até 1,6 mil reais, o Minha Casa Minha Vida 2018 o programa é administrado pela Caixa, sendo que nesta faixa se consiste em uma parceria entre a operadora do programa e as secretarias municipais de habitação.

Acesse aqui e saiba mais sobre o Minha Casa Minha Vida!

O processo de seleção e indicação é feito pela Secretaria da Habitação Municipal, que efetua o cadastramento e o sorteio das famílias, e após o sorteio, as envia para a validação na Caixa.

A segunda faixa do programa abrange aqueles que recebem mensalmente até 5 mil reais por família, através de Financiamento da Caixa, sendo que o Governo Federal oferece um Subsídio para a aquisição que pode chegar a até 25 mil reais.

Datas dos Sorteios Minha Casa Minha Vida 2018

Datas dos Sorteios Minha Casa Minha Vida 2018. (Imagem: Divulgação)

 

Minha Casa Minha Vida – Sorteio

Para a primeira faixa, que compreende aqueles que recebem até 1,6 mil reais por mês como renda familiar bruta, o programa oferece imóveis populares, construídos para este fim, também conhecidos como “Cohab”, ou reclassificados para este fim.

As regras para a participação nesta faixa incluem o cadastramento da família juntamente à secretaria da habitação de seu município, sendo que por lei, uma parte das moradias oferecidas pela Secretaria da Habitação é destinada aos moradores de áreas de risco, enquanto da outra parte, de livre concorrência, há uma cota destinada a idosos e pessoas com deficiência física.

Datas dos Sorteios Minha Casa Minha Vida 2018

Datas dos Sorteios Minha Casa Minha Vida 2018. (Imagem: Divulgação)

As datas de sorteio para aqueles que se cadastraram no programa através da secretaria municipal de habitação de sua cidade são divulgadas no site das prefeituras, sendo que é necessário estar atento a eles para não perder. Não existe um sistema unificado de sorteios que seja realizado nacionalmente, por isso é necessário se manter sempre informado juntamente à prefeitura para não perder as datas.