Tudo sobre o Minha Casa Minha Vida 2019

Com certeza você já ouviu falar sobre o Minha Casa Minha Vida 2019. O programa é um dos principais já criados pelo governo federal brasileiro, sendo reconhecido mundialmente por seus feitos em benefício à classe baixa que antes não tinha acesso a uma moradia própria.

Por mais que já tenha beneficiado muitas pessoas, ainda há quem more de aluguel e aguarde uma nova edição do programa para conseguir financiar o imóvel desejado. Quem se enquadra nessa categoria, deve continuar a leitura a seguir para saber tudo sobre o Minha Casa Minha Vida 2019.

Minha Casa Minha Vida

Minha Casa Minha Vida. (Imagem: Divulgação)

Como vai Funcionar o Minha Casa Minha Vida 2019

O Minha Casa Minha Vida 2019 beneficiará grande parte dos municípios, mas um de cada vez. A prefeitura local ou Secretaria de Habitação é sempre a responsável por realizar todas as inscrições. Quando o órgão anunciar a abertura das inscrições, o responsável familiar deverá comparecer ao local com todos os documentos em mãos.

O passo seguinte é a realização do sorteio, também de responsabilidade da prefeitura ou da Secretaria. É por meio de tal sorteio que são definidas as famílias que receberão a moradia popular da edição.

Como Participar do Minha Casa Minha Vida 2019

Como você viu acima, é preciso aguardar até que o órgão responsável de sua cidade anuncie as inscrições. Depois disso, o responsável familiar de sua família deverá ir efetuar o cadastro, tendo em mãos os documentos pessoais de todas as pessoas que moram sob o mesmo teto.

Após o preenchimento do formulário e da entrega dos documentos, tudo será avaliado e somente as famílias que atendem aos requisitos participarão do sorteio. As famílias que forem contempladas pelo sorteio serão notificadas para comparecer na Caixa e assinar o contrato.

Minha Casa Minha Vida 2019

Minha Casa Minha Vida 2019. (Imagem: Divulgação)

Requisitos Minha Casa Minha Vida 2019

Para poder participar do Minha Casa Minha Vida 2019, a família deve atender a alguns requisitos impostos pelo governo federal. Por exemplo, a renda familiar mensal não deve ser maior do que R$1.800,00. A família não pode possuir nenhum imóvel em seu nome em todo o território nacional e deve estar cadastrada no CadÚnico.

Inscrições Minha Casa Minha Vida 2019

Ainda não há uma previsão para a abertura das inscrições do Minha Casa Minha Vida 2019 e em cada município essa abertura acontece em momentos diferentes. Sendo assim, a recomendação é sempre acompanhar as notícias de sua cidade, pois assim você não perderá o prazo de inscrição.

Sorteio Minha Casa Minha Vida 2019

O sorteio do Minha Casa Minha Vida 2019 define quais famílias receberão o imóvel popular. As famílias que possuem mulheres como responsáveis familiares recebem prioridade no sorteio, assim como famílias que estejam em situação de risco.

Como Participar do Minha Casa Minha Vida 2019

Como Participar do Minha Casa Minha Vida 2019. (Imagem: Divulgação)

Somente o órgão responsável e a Caixa participam do primeiro sorteio. Os contemplados participam do segundo sorteio, quando ocorre a entrega das chaves dos apartamentos. Todas as dúvidas sobre os sorteios do programa podem ser tiradas diretamente no órgão responsável em seu município, tanto indo diretamente ao local quanto pela internet.